Jesus Cristo

perguntas e respostas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10) Porque Jesus morreu antes dos outros dois crucificados?

 

Pela descrição dos Evangelhos a saúde de Jesus já era bem delicada desde o momento em que os três condenados foram obrigados a carregar as cruzes. Ele não conseguia carregá-la, caiu, e os soldados romanos tiveram que forçar um homem a ajudá-Lo.

Para entender porque Jesus chegou a este ponto já tão fraco, temos que lembrar alguns acontecimentos anteriores.

Jesus foi preso na noite de quinta-feira, após uma oração. Foi levado preso e interrogado pelos sacerdotes Judeus. Ali passou a noite até que de manhã foi levado até Pilatos, o chefe romano da região. Nesta noite Jesus dormiu? Quanto de stress Ele viveu neste momento? Recebeu água ou alimento? Quais maus tratos Ele sofreu? Os Evangelhos não revelam estes dados (a não ser um tapa ou outro). Mas podemos imaginar que foram momentos muitos tensos para o Mestre, pois estava no meio de pessoas que O odiavam, que queriam matá-Lo. Estas pessoas devem tê-Lo feito passar fome e sede, devem ter batido Nele. Mas o pior é o stress de estar à mercê de quem quer nos matar (a título de comparação imagine o stress que você sentiria na mão de ladrões assassinos).

 

 

 

Na manhã de sexta-feira é levado até Pilatos. Tem início o Julgamento que termina com Sua condenação e crucificação no período da tarde. Entre o início da manhã e o início da tarde o Mestre deve ter ficado sem água e sem comida. Foi submetido a todo tipo de perguntas, ameaças e humilhações. Antes de ser flagelado vestiram-No com um manto de rei, só para humilhá-Lo mais. Também levou tapas e chutes. Aí encontramos quatro elementos que minaram sua saúde: sede, fome, stress e a flagelação.

O stress agudo, como o que Jesus passou, provoca uma série de reações no organismo que exaure as energias, aumenta o desgaste hídrico (pois a pessoa sua mais), os batimentos cardíacos aumentam, e muito mais. O resultado é que o físico e o mental da pessoa ficam seriamente abalados.

O stress ficou ainda mais acentuado pela decepção e tristeza com o comportamento das pessoas. Esta decepção, horas mais tarde, seria o motivo Dele ter dito: “Pai, pordoai-os, pois eles não sabem o que fazem.”

A flagelação era considerada o segundo pior castigo, perdia apenas para a crucificação. Nela o réu era despido de suas vestes e homens treinados chicoteavam-no. Geralmente o resultado era que o réu desmaiava de dor. Eles o “acordavam”  para continuar com o tormento. O chicote abria profundos rasgos no corpo, o que gerava perda de sangue e o deixava em “carne viva”. (Saiba mais sobre a flagelação de Jesus). Depois de passar por este tormento, o réu necessitava de muitos dias para se recuperar. Jesus foi mandado para  a cruz.

 

A perda de sangue e o sofrimento foram aumentados com a “coroa de espinhos” que colocaram em sua cabeça. Quem já cortou a cabeça sabe quanto sangue sai dela. A “coroa de espinhos” também demonstra o sadismo e a brutalidade com que os soldados trataram-No. Tudo foi feito para humilhá-Lo ao máximo, para fazê-Lo sofrer ao máximo.

Depois de horas e horas submetido a este massacre moral e físico, Jesus não era mais capaz de carregar a própria cruz. Sua saúde estava bastante abalada. Era chegada a hora da crucificação.

Ele foi pregado na cruz. Mais dor, sofrimento e perda de sangue. O material infectado que foi introduzido em seu corpo começou a provocar infecção. A cruz foi levantada e Seu corpo ficou dependurado.

Alguns detalhes técnicos sobre a crucificação: no tipo de crucificação aqui tratada, o crucificado sustentava seu peso na cruz com a força dos braços e das pernas. À medida que ia perdendo as forças, e não conseguia mais manter seu corpo, o infeliz não conseguia mais respirar, seu corpo recebia cada vez menos oxigênio até que em determinado momento morria. (No caso dos dois bandidos para acelerar suas mortes foi decidido aplicar o crurifragium, ou seja, quebrar as pernas dos crucificados a fim de que estes ficassem sustentados apenas pelos braços e assim morressem rapidamente asfixiados.) Portanto existe uma relação direta entre a condição física da pessoa e o tempo que ela consegue resistir na cruz.

Já sabemos que as condições físicas do Mestre eram muito ruins ao ser pregado e içado com a cruz. Portanto, sua capacidade de resistência foi menor que as dos outros dois.  Sua pouca força fez com que em poucas horas não tivesse condição de suportar mais seu próprio peso. E o fim chegou.

 

Leia:

O Sofrimento de Jesus na Cruz

A Crucificação no Mundo Antigo

Um Cadáver para Animais Selvagens

 

 

"Até hoje os botânicos não conseguiram chegar a um acordo sobre esta planta (usada para fazer a coroa de espinhos). Sabe-se apenas com certeza que a "Coroa de espinhos de Cristo" (Euphorbia milii Desmoul) conhecida atualmente na Europa e nos Estados Unidos não tem nada a ver com a coroa de espinhos da Bíblia. "É nativa de Madagascar e desconhecia-se completamente no tempo de Jesus" declara o botânico norte-americano Dr. Harold Moldenke. Muitos outros sábios admitem que a coroa de espinhos foi entretecida com o "espinheiro-de-cristo" (Zizyphus spina christi) sírio, daí seu nome. O espinheiro-de-cristo é um arbusto ou pequena árvore de três a cinco metros de altura, com ramos brancos flexíveis; as estípulas de suas folhas tem cada uma três fortes espinhos voltados para trás. Segundo o botânico Dr. G. E. Post, esta planta cresce nos arredores da antiga Jerusalém, sobretudo no lugar onde devia ser o Gólgota". 

Do livro: E a Bíblia tinha razão ... , Werner Keller, Editora Melhoramentos, pag. 330

 

Guarde e Compartilhe |

 

 

Índice perguntas

 pergunta anterior 

 próxima pergunta

 

ConsultasCaminho Nobre / Jesus Cristo / Psicologia Racional / Campanha

Hipnose / Análise dos Sonhos  / Terapia de Vidas Passadas

Terapia de Regressão / Blog Nascer Várias Vezes

 

 

 

 

Compartilhe |

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornal Vida Natural
Receba gratuitamente no seu email

 

 

Copyright © 2000-2012 by Regis Soffiati Mesquita de Oliveira